Breve história da Missão Antioquia


Na década de 60, a irmã Barbara Burns sentiu o chamado de Deus para ir como missionária ao Brasil. Ela era do Arizona, nos EUA, e se preparou no Seminário Batista de Denver, no Colorado, onde obteve um mestrado em Missões. A jovem talvez não imaginasse que Deus a estava preparando para uma obra pioneira de alcance mundial.

Foi assim que, em 1969, enviada pela sua igreja missionária, Barbara chegou ao Brasil. Ela trazia no coração um desafio: semear a visão missionária entre os evangélicos brasileiros. Isso em um tempo em que falar de missões era algo raro, desconhecido, revolucionário e de uma ousadia não muito bem vista pelos líderes mais conservadores.

Quando aquela jovem alta e loira, sorridente e muito apaixonada por Jesus começou a ensinar no Seminário Presbiteriano de Cianorte, no interior do Paraná, os líderes não se atreveram a inicialmente dar a ela tanta liberdade para falar sobre Missões. “Ainda não há essa matéria no currículo”, desculparam-se o Pr. Jonathan Ferreira dos Santos e o Pr. Décio de Azevedo, diretores fundadores daquela instituição.

Há, porém, um só Espírito, e quando a visão vem dEle, quem anda nEle sempre tem os seus olhos abertos. E foi assim que, começando por inculcar missões aos alunos dentro de outras matérias, foi permitido a Barbara ministrar o curso de Missões. A missionária conseguiu contagiar a todos do seminário em Cianorte. Mal sabia ela que aqueles dois líderes, Pr. Jonthan e Pr. Décio, seriam tocados a tal ponto que viriam a participar da criação de uma instituição que tem abençoado a vários povos do mundo com os seus missionários. A chama que o Espírito Santo acendeu no Seminário Presbiteriano de Cianorte por meio daquela irmã veio a se tornar uma organização missionária em 1976.

A gênese de tudo foi um grupo de oração que se formou em favor de um jovem enviado para Moçambique. Preso pelos comunistas, ele ficou durante nove meses na prisão. Outros estudantes passaram a se reunir para orar incessantemente pela libertação do rapaz – e o coração deles se abriu para o mundo! O Espírito Santo mostrou a eles que não era somente aquele jovem que devia pagar o preço para que o povo moçambicano conhecesse a Cristo, mas que muitos outros missionários deveriam fazer o mesmo e não somente em Moçambique, mas em muitos outros lugares.

Daquele grupo de oração, com apoio da liderança do seminário, começou a Missão Antioquia, que tem atuado como agência missionária que prima pela oração, convertendo-se em um canal de envio de inúmeras pessoas chamadas pelo Senhor.

Em 1980, a Missão Antioquia foi transferida para São Paulo, dando prosseguimento ao programa de conscientização de igrejas e treinamento e envio de missionários. Hoje, estamos situados no Vale da Bênção, na cidade de Araçariguama – SP.



















Como Chegar?
Como Chegar?
Contato
Leia mais...